terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe...

A ou H1N1

Qual a vossa opinião?
Estão preocupada/os?
Sendo uma gripe como as outras, embora outro vírus, faz sentido este alarmismo? Será que devemos condicionar o nosso dia a dia a isto ou ignorar e correr o risco de estarmos a ser irresponsáveis?
Quem pensa casar, adia? Para não ter que deixar de fazer a lua de mel com que sonhou?
Quem pensa ter filhos, não tem, porque as grávidas são um grupo de risco?
Quem ainda não marcou férias, fica em casa?

Por vias das dúvidas, já tenho o gel de álcool* e tenho andado a sensibilizar a Nini para lavar correctamente e frequentemente as mãos e que não as leve à boca como está constantemente a fazer...


*comprei na farmácia, da Uriage, frasco de 100ml 5,95 eur!

Márcia: o objectivo é usar quando não se pode lavar as mãos, este gel que falo acima é para usar sem enxaguar. Depois de uma visita a um local público, uma ida às compras, ao parque, por exemplo. É mais pela Nini, que não espera para chegar a casa e lavar as mãos, para roer uma unha ou coçar os olhos...

13 comentários:

disse...

Sinceramente, acho um exagero todo o alarmismo k está a ser criado. Pelo que percebi, não deixa de ser uma gripe e o importante é atacar no início (e quem é k agora, mal espirre, não vai logo para o hospital?)...
Ainda hoje no meu trabalho se falou em "Plano para a gripe A" - o objectivo é minimizar o contacto entre as pessoas, favorecendo cada vez mais o teletrabalho...
Queres que te diga, tive uma amiga (médica) que se casou no dia 30 de Maio (início da "pandemia" - mental, pelo menos). A lua de mel que tinham marcado era Las Vegas, Indonésia e Polinésia - achas que desmarcaram? Foram, divertiram-se imenso e cá estão para contar novidades!
Acho que é com calma: todos (ou quase todos) vamos apanhar a gripe, temos é de a tratar atempadamente e ter o mínimo de procedimentos estabelecidos para a evitar (imagino que para crianças seja mais difícil....)!

Anónimo disse...

Falei ao pediatra dos meus filhos, que me disse para termos alguns cuidados principalmente com as mãos. Mas, segundo ele, esta é a melhor altura para a ter pois a gripe A é como o sarampo (apanhando-se uma vez nunca mais temos) e por enquanto é tratada por internamento mas no futuro será o tratamento será realizado em casa.

Disse-nos que não devemos deixar de "viver" por causa disso.

Machadinha

Mary disse...

Fazes bem em levantar este tópico.Eu concordo com o que já foi escrito. Eu acho que é alarmismo a mais. E como dizia ontem uma amiga minha enfermeira ... é apenas uma variação do vírus que até agora não existia. no inicio morreram pessoas, mas acho que as coisas agora estão controladas. E como já sabemos ... aos primeiros sintomas vamos ao médico. E daqui a nada já estão disponiveis as vacinas.
Apenas me preocupa a D. que como qualquer criança com menos de 5 anos é um pouco mais preocupante, pois as defesas ainda não estão completamente criadas, mas ... mesmo assim. Aqui chegou a fechar uma creche com 2 casos e as crianças estão bem!
Mas há que ter os devidos cuidados na mesma ... tam como fazemos quando chega a época das gripes.
Bjs gdes

Mami disse...

Pois...confesso-me apreensiva com isto tudo. É uma coisa nova, toda a gente fala que é assim ou assado, mas se é somente um tipo de gripe diferente, porquê tanto alarmismo??
Há dias, quando fui ao Banco, em conversa com uma funcionária, diz-me ela: " Olhe, eu já estou como o outro, vamos todos apanhá-la e vamos, nós aqui então vai ser certinho pois temos contacto com dinheiro e com montes de pessoas diferentes a gente sabe lá...e agora? Vamos deixar de trabalhar por causa disso?..."
E eu pensei, pois ela tem razão...mas se pudermos evitar, tanto melhor...talvez tentar equilibrar os pratos da balança e evitar o que pode ser evitado sem grandes alterações na nossa vida...
Bjs.
Lili e Kika

Sofia e Beatriz disse...

Não vou deixar de fazer a minha vida normal, no entanto vou redobrar os cuidados.
A Beatriz, tem um vicio terrivel! Apanha tudo do chão, e [incrivelmente] ainda leva muita coisa à boca [papelinhos, pedrinhas...]
É nisto que vou ter de estar muito atenta!
Queria comprar as toalhitas Detol, mas estão esgotadissimas por aqui! Acho que são muito uteis, nesta altura.
Enfim... acho que não vale a pena stressarmos muito...apenas devemos ter cuidado!
Já agora, onde compras-te esse gel de alcool??
Beijinhos!!

Anónimo disse...

Na minha opnião, deves viver normalmente o teu dia-a-dia.

Devemos lavar as mãos depois de assoar o nariz, espirrar, não devemos espirrar para as mãos. Estas recomendações já existem à muito, válidas para todas as infecções respiratórias, só não falavamos (tanto) delas como agora.

Lavar bem as mãos é uma medida profiláctica de muitas doenças, por exemplo da Hepatite A. Só se fala da Gripe A, até parece que só devemos lavar as mãos por causa do virus H1N1 2009!

Esta história (Gripe A) faz-me lembrar a história do Pedro e do Lobo. Já tivemos tantas noticias sensionalistas, um dia vai ser a sério, ninguém vai ligar e o "lobo" vai atacar.

Bjs

Anónimo disse...

Nesta fase água e sabão são suficientes.

ler noticia
http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1307630&dossier=Gripe%20A

Daniela disse...

Eu como estou numa fase(de risco) ando preocupada,mas não em exagero e não deixei de fazer nada por isso.Como as gravidas são grupo de risco preocupo-me, e com a Frederica tb, porque ela anda sempre,mas sempre com as mãos na boca, ou brinquedos, qq coisa. e põe a boca em tudo,vai a um cafe poe a boca na mesa, nas cadeiras,nos vidros...
é um horror,nem sei o que fazer para combater isso :(.
mas para outros grupos acho que não deve ser muito alarmante.

Maria disse...

Todo o CUIDADO é pouco...mas sem levar aos exageros...nós optámos pela higiene (mãos) redobrada e tambem temos o Gel da Uriage:)))

BJS*********************

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sofia e Beatriz disse...

Obrigada pela dica!
Vou procurar esse gel da uriage:)
Beijinhos!

Sofia e Beatriz disse...

:S Hoje fui a 3 farmácias e esse gel da Uriage também já está esgotado...
...acho que esgotou TUDO, não?
Ó vidinha..
Beijocas!!!!

Joanita disse...

Já conheço esse gel, ainda não o comprei, mas vou fazê-lo. Parece-me ser uma boa opção.

*Joanita