segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sobre a vacina da gripe A

Já muito se falou e escreveu mas...

Na última consulta, há cerca de 3 semanas, o obstetra surpreendeu-me dizendo ser a favor da toma da vacina, argumentou dizendo que é uma vacina como as outras, com riscos associados, como todas, e que esta oposição à dita é puro conservadorismo bem tipico do português. Como ainda não estava no 2º trimestre adiou-se a conclusão da conversa.

Na sexta feira, perguntei à médica que fez a ecografia, que também é obstetra, se estava a aconselhar as grávidas "dela" a tomar. Respondeu que não, apenas grávidas de risco, mencionou até dois casos, uma asmática e uma que apenas tem um pulmão. Referiu a falta de estudos que comprovem não haver efeitos no feto. Quanto ao facto de a grávida correr riscos acrescidos em relação a outra pessoa, claro que sim, mas não apenas com esta gripe, igualmente com a sazonal.

No início do mês voltarei a questionar o meu obstetra...

Estou realmente dividida. Por um lado acho que pode ser considerado burrice ou até negligência, ter uma vacina à disposição e não a tomar por medo, quando a Organização Mundial de Saúde e a Direcção Geral de Saúde a recomendam e asseguram a sua segurança, por outro lado, vemos a classe médica dividida o que nos causa, a nós leigos, uma sensação de insegurança e desconfiança...

Não sei que faça!

7 comentários:

Alexandra disse...

:S
Imagino a sensação.
Bjo

cristina disse...

É uma decisão complicada :S

Carina M disse...

Sem dúvida que a dúvida ainda é pior do que qualquer outra coisa, no meu caso tenho disponivel a vacina para o Martim (10 meses) e estava indecisa e depois acabei por ler as declarações do Dr. José Lopes dos Santos, Presd. do Cons. De Pediatria da ordem dos médicos dizer que as crianças ficariram "melhor" imunes à gripe passando por ela do que com vacina.
Hoje vou ao pedi e vou ver a opinião dele, mas estou muito inclinada a não vacinar visto o Martim ser saudável.
Bjs

Isabel disse...

chiiii.compreendo muito bem a tua indecisão... tenho trocado impressões com uma grande amiga pediatra e o que ela me disse foi que as grávidas têm 10 vezes mais probabilidades de ter complicações com a gripe A do que uma pessoa comum.. mas realmente não lhe perguntei se em relação à outra gripe as probabilidades eram iguais, também não sei o que pensar!!!
por favor vai partilhando a informação que recolheres!!!
bjs

Unknown disse...

Hoje perguntei a uma colega de trabalho q a mãe é obstetra se ela está a aconselhar as grávidas "dela" a tomar a vacina e ela respondeu-me logo q não. Disse, tal como a médica a q tu perguntaste, q os riscos desta gripe para a grávida são os mesmos da gripe sazonal, a única diferença é q esta é mais contagiosa. Tenho uma colega q está de 7 meses e meteu baixa para ficar em casa até ao parto pq decidiu não tomar a vacina. Compreendo a tua indecisão mas, se fosse eu, acho q não tomava e tentava resguardar-me o máximo possível. Bj, Joana

joana disse...

Se estivesse grávida, se calhar não tomava... com quase 8 meses de gravidez, da Leonor, estive com uma gripe bem forte e lá passou só com benuron... é uma decisão mto complicada...

Unknown disse...

Olá.
Também ando cheia de dúvidas em vacinar o meu Martim que tem 6 meses. A Pediatra diz para avançar e que aquelas mortes fetais não tiveram relação alguma. Pareceu-me confiante. Mas há sempre receios por a vacina ser nova e desconhecida.

beijinhos