terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Xarope de cenoura

Esta noite a tosse (maldita) atacou a minha menina mais velha. Deitou-se perto das dez da noite e passado pouco tempo começou a tossir sem parar. Um crise de tosse mesmo daquelas potentes, quase sem intervalo, sempre a ver quando vomitava mas, estranhamente, sem acordar.

Não tinha nada em casa, medicamentos, para lhe dar. Felizmente, isto já não acontecia há bastante tempo e até o vick vaporub (que costumava esfregar-lhe nas plantas dos pés ao deitar e lhe aliviava bastante a tosse) já tinha passado de validade.

A certa altura a tosse era tanta que o pai foi dar-lhe uma colher de mel (mas é para as dores de garganta e não para a tosse, certo?). Sem a acordar deu-lhe a colher de mel, tipo quem lhe dá um xarope. Acalmou. Mas por pouco tempo.

Depois o pai lembrou-se no antigo e tradicional xarope de cenoura. E foi fazer.

Perto da meia noite ela acorda, chorosa, cansada de tanto tossir. Deitou-se no sofá com a cabeça ao meu colo, bastante elevada. O pai deu-lhe o xarope de cenoura. A tosse foi passando e ela voltou a adormecer calmamente.

Incrível. Não sei se foi do xarope ou de ter adormecido com a cabeça bastante elevada. Mas resultou. Receei que a tosse voltasse quando a deitasse de novo. Mas não. Só voltou umas horas mais tarde, quase de manhã. Voltou a tomar uma colher do xarope caseiro e voltou a adormecer.


345/366

7 comentários:

Unknown disse...

Resulta sempre!
Fiz tantas vezes pro piolho.
As melhoras

Especialmente Gaspas disse...

Tanto o xarope de cenoura, como o mel... aliviam a tosse porque amaciam a garganta!! Costumo usar ambas as coisas!
O xarope de cenoura apenas alivia a irritação da garganta. Não cura a expectoração como algumas pessoas erradamente pensam. Alivia bastante a tosse seca!

Anónimo disse...

O xarope de cenoura feito com açúcar do amarelo fica ainda melhor, mais sumarento!!

as melhoras :)

Unknown disse...

Também uso para combater a tosse...
mas para a tosse nocturna, ponho uma cebola descascada cortada em 4 numa caixinha na cabeceira da cama ou perto, é infalível!!!
mal cheiroso mas infalivel!
as melhoras!

Mara_Q disse...

Também tenho andado a dar ao João, juntamente com a panóplia de medicação que a pediatra lhe receitou... Mas a tosse ao deitar é medonha, dura até de madrugada e nada acalma. Chama-se "inverno" é o que me diz a médica...
Beijocas

cristina disse...

Também faço quando alguém está com tosse.

Sara Gaspar disse...

Posso sugerir que faça o xarope de cenoura com açucar amarelo e junte uma colher de mel e umas gotas de limão (poucas é claro) ajuda com a vitamina C e não fica nada acido.