segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

19 semanas



Ontem senti a bebé pela primeira vez, sem dúvidas. Já há alguns dias tinha essa sensação, mas ainda sem certeza, muito leve. Ontem deu o seu primeiro pontapé, hoje já me confirmou: sim, sou eu! Dando um ainda mais perceptível. É tão bom!

"O bebé pesa cerca de 250 gramas e mede 15 centímetros da cabeça ao rabinho – mais ou menos o comprimento de uma pequena courgette. Os braços e as pernas são agora proporcionais entre si e relativamente ao resto do corpo. Os rins continuam a produzir urina e o cabelo na cabeça começa a despontar. Se for uma rapariga, os ovários têm já a quantidade estonteante de seis milhões de óvulos.
Esta é uma altura crucial para o desenvolvimento dos sentidos: o cérebro do bebé está a definir áreas especializadas para o cheiro, o paladar, a audição, a visão e o tacto. Poderá pensar que o útero é um local sossegado, mas não podia estar mais enganada: o bebé já poderá conseguir ouvir tudo o que se passa.
E o que ouve ele? Os principais sons que o rodeiam são os do sangue a correr pelos vasos sanguíneos, ruídos digestivos do estômago e a sua voz. Algumas mulheres gostam de conversar com os bebés mas, mesmo que não o faça, o bebé consegue ouvi-la quando fala com outras pessoas. Pesquisas demonstram que o bebé está a aprender a distinguir a sua voz das outras e que, em breve, esta será a sua preferida. Estudos demonstraram que, quando uma grávida fala, a frequência cardíaca do bebé diminui, o que indica que está mais descontraído. Envolva também o pai neste processo – incentive-o a falar com o bebé."

5 comentários:

apm disse...

É tão bom senti-los cá dentro!
Bjos

Isabel disse...

que bom... eu tenho tido essa sensação mas ainda é cedo, acho... mas que parece, parece... mas só tenho 14 semanas... barriguinha linda!!!
bjs

Mami disse...

Tão bom...!!
Estás com uma barriguita linda e bem avançada... ;))

Bjs

Susana Happy Days disse...

A Nini vai delirar, quando sentir pela 1ª vez a Beatriz a mexer-se na barriga da Mãe :)

A Matilde adora, e vem falar com a Maria imensas vezes, dar-lhe os Bons Dias, etc... grandes conversas mesmo :)

Xana disse...

Ainda me lembro da primeira vez que senti o Luisinho... era dia do Pai e estavamos a jantar...foi muito giro.