quarta-feira, 20 de abril de 2011

Água



Pelo que tenho ouvido, um tema controverso na pediatria. 

O pediatra das minhas não aconselha água nos primeiros meses. Enquanto os bebés são amamentados em exclusivo, não aconselha mesmo. No caso do aleitamento artificial também não incentiva. Pelo menos em bebés como as minhas, que nunca foram grande coisa para comer. Para além de aumentar cólicas, causar distúrbios na digestão, faz diminuir o apetite.

A partir dos 6, 7 meses diz para ir dando a conhecer,sem que haja muita necessidade que beba (não estou a considerar condições extremas como febres, calor intenso, etc) que a quantidade de água nos alimentos é suficiente. 

A Inês foi uma chatice para começar a beber água, começou pelos 7 meses porque era verão, estava calor, mas ela não queria. Começou por beber à colher depois lá aceitou água no biberão. Nunca às refeições! Aliás, na escolinha dela, ninguém bebe água à mesa. A água é oferecida sempre nos intervalos das refeições. E é assim que deve ser.

Com a Beatriz, a coisa tem sido diferente. Como ainda bebe leite materno, nunca achei necessário insistir. Já lhe dei à colher, cuspiu, já lhe dei em copo, acha piada à brincadeira mas bebe pouco, e no biberão, até hoje trincava a tetina, brincava com o biberão mas não bebia. Hoje voltei a dar-lhe. Enganei-me no biberão, dei um que estava guardado, um com uma das muitas tetinas experimentadas, de silicone. Pela primeira vez, sugou no biberão em vez de morder. Por breves instantes, deu uns 3 ou 4 goles, mas deu.

Verão, meu amigo, podes vir à vontade que a minha bebé já não desidrata!

7 comentários:

Márcia Leite disse...

Verão, ouve as palavras sábias desta mãe. Sim, eu também quero que voltes!

Bjs

Mara_Q disse...

A pediatra do João e da Rita recomena da introdução da água só quando começam os sólidos (papa e/ou sopa), salvo as situações que referes de calor extremo ou febre. O João foi um castigo para começar a beber água. Só bebeu com vontade quando começou a ter calor a sério. A Rita, tal como a Beatriz, também se põe a mastigar a tetina e beber que é bom, nada! Bebeu com vontade apenas uma ou duas vezes durante os dias de maior calor. Eu vou-lhe dando na mesma porque a mastigar a tetina acaba sempre por beber qualquer coisa. Tenho que experimentar com outro biberão.
Beijocas grandes

Isabel disse...

A Inês odeia água... faz uma cara de nojo que só visto...
A pouca que vou conseguindo que beba é por brincadeira, quando lhe dou a canequinha para a mão...

Mami ( Sónia ) disse...

Realmente os médicos são todos diferentes...a minha começou a beber água quando começou a comer e o que ela bebia e ainda bebe!

**SOFIA** disse...

a minha é uma chata para beber água, por mais que me aborreça, mas o facto é que ela gosta mesmo é de beber a água do banho :SSS

relativamente ao pediatra, pois o nosso só disse para não fervermos a água do garrafão. é um descontraído ;)

Madame Pirulitos disse...

O Vicente adora beber água. Até há muito pouco tempo nunca bebia, que o pediatra não recomendava. E agora bebe de vez em quando. Por vezes penso se não lhe deveria oferecer mais vezes...

EIMV disse...

A minha filhota tem 9 meses e no último mês aumentou consideravelmente a quantidade de água que bebe. Tem muito calor, transpira muito o que faz com que tenha muita sede.
Em caso de constipações e doenças é muito importante que beba porque ajuda muito. E já vi que resulta mesmo.
Gostei deste blog! ;)