Esta semana fui ao oftalmologista com a Beatriz. Tal como aconteceu com a irmã, dado os meus problemas nessa área, o pediatra aconselha despiste antes do ano de idade.
A Inês, felizmente, não tem qualquer problema, fez despiste aos 11 meses, outro aos 3 anos e irá novamente antes de entrar para a escola. Teve o chamado estrabismo fisiológico, comum nos bebes, que habitualmente desaparece pelos 6 ou 7 meses (embora a Nini tivesse até um pouco mais tarde).
Com a Beatriz parece que não vai ser assim. Continua a acusar algum estrabismo o que, com esta idade, já devia ter desaparecido. A consulta correu muito bem, o médico é muito simpático e tem muito jeito para crianças, ela colaborou. Não fez ainda qualquer diagnóstico mas adiantou-me que lhe parece ter qualquer coisa, que precisamos de avaliar melhor a situação. Vai ter que fazer uma semana de gotas para dilatar a pupila e permitir o exame na próxima consulta. Parece que não é doloroso mas será desconfortável, vai ficar mais sensível à luz e deverá andar sempre de chapéu de abas largas (que tenho de comprar).
Saí de lá com um aperto tão grande, tão angustiada. Bem sei que não é nada grave, não é nada que não se trate e que até pode ser uma coisa relativamente "leve" e não haja necessidade de cirurgia, mas não é a mesma coisa que ouvir que está tudo bem. Há um misto de culpa, irracional sim, mas que não deixo de sentir.
12 comentários:
Puxa Marta, culpa??? Que culpa??? A Natureza tem destas coisas, e felizmente nesta altura, temos a ciência e a medicina do nosso lado!
Beijinhos
Martinha, culpa?
Culpa de quê? Tu és uma excelente Mãe. Concordo com a Susana...Ainda bem que temos a ciência do nosso lado. A Beatriz é uma simpatia, cheia de vida...e saudável. Toca a animar! Beijinhos
Alegra-te!! Ela tem uma mãe que está preocupada e a fazer o melhor por ela... por isso, vai correr tudo bem!! vais ficar tranquila porque estás a fazer aquilo que te compete e aquilo que o teu coração quer, e ela vai continuar feliz da vida porque sabe e sente que a mamã cuida dela...
beijinhos
Opá! Não tens culpa nenhuma,eu sei que sabes que não, mas que o teu coração diz que sim, né? como eu sei o que isso é!
Mas vai correr tudo bem e vais ver que é uma coisinha sem importancia ;)
beijocas as princesas
as mães sentem-se sempre culpadas de alguma coisa, é um facto mas está mal, não pode ser minha linda!!!
Vai correr tudo bem, está a ser bem seguida e tudo se resolve!!!
um beijinho
Vais ver que não é nada! É um despiste para terem a certeza que os olhinhos da Beatriz estão bem. A Beatriz fez despiste do estrabismo aos 13 meses. Perguntei à pediatra se deveria ir agora aos 3 ou 4, mas ela diz que não vê necessidade ainda... mas aos 5/6 tem de ir mesmo... Aqui em casa a toupeira sou eu (miopia e astigmatismo... não vejo a um palmo do nariz quase sem óculos, mas tenho um medo de fazero lasik que nem imaginas... pancas!)
desculpa, mas realmente cheguei ao fim do post e a palavra CULPA acertou-me em cheio na tóla.
oh menina, não se sinta assim!! ai ai ai
vais ver que a coisa compõe-se****
Não tens de sentir culpa! Aliás estás a fazer o que é preciso.
Vai correr bem.
Não te sintas culpada! A Bia é uma menina lindíssima! E vais fazer tudo o que puderes para corrigir caso exista mesmo um problema. És uma mãe fantástica Marta, tudo o resto trata-se. Beijinho!
Nem penses nisso, nem culpa, nem problema! Vai tudo acabar bem
Só para deixar um beijinho grande. As outras meninas já disseram tudo.
Já viste... culpa é o nosso nome do meio?
Enviar um comentário