quinta-feira, 28 de abril de 2011

A minha princesa pequenina

Esta semana fui ao oftalmologista com a Beatriz. Tal como aconteceu com a irmã, dado os meus problemas nessa área, o pediatra aconselha despiste antes do ano de idade. 

A Inês, felizmente, não tem qualquer problema, fez despiste aos 11 meses, outro aos 3 anos e irá novamente antes de entrar para a escola. Teve o chamado estrabismo fisiológico, comum nos bebes, que habitualmente desaparece pelos 6 ou 7 meses (embora a Nini tivesse até um pouco mais tarde). 

Com a Beatriz parece que não vai ser assim. Continua a acusar algum estrabismo o que, com esta idade, já devia ter desaparecido. A consulta correu muito bem, o médico é muito simpático e tem muito jeito para crianças, ela colaborou. Não fez ainda qualquer diagnóstico mas adiantou-me que lhe parece ter qualquer coisa, que precisamos de avaliar melhor a situação. Vai ter que fazer uma semana de gotas para dilatar a pupila e permitir o exame na próxima consulta. Parece que não é doloroso mas será desconfortável, vai ficar mais sensível à luz e deverá andar sempre de chapéu de abas largas (que tenho de comprar).

Saí de lá com um aperto tão grande, tão angustiada. Bem sei que não é nada grave, não é nada que não se trate e que até pode ser uma coisa relativamente "leve" e não haja necessidade de cirurgia, mas não é a mesma coisa que ouvir que está tudo bem. Há um misto de culpa, irracional sim, mas que não deixo de sentir.  

12 comentários:

Susana Happy Days disse...

Puxa Marta, culpa??? Que culpa??? A Natureza tem destas coisas, e felizmente nesta altura, temos a ciência e a medicina do nosso lado!

Beijinhos

mamã do luisinho disse...

Martinha, culpa?
Culpa de quê? Tu és uma excelente Mãe. Concordo com a Susana...Ainda bem que temos a ciência do nosso lado. A Beatriz é uma simpatia, cheia de vida...e saudável. Toca a animar! Beijinhos

Baunilha disse...

Alegra-te!! Ela tem uma mãe que está preocupada e a fazer o melhor por ela... por isso, vai correr tudo bem!! vais ficar tranquila porque estás a fazer aquilo que te compete e aquilo que o teu coração quer, e ela vai continuar feliz da vida porque sabe e sente que a mamã cuida dela...
beijinhos

prlinpinpin disse...

Opá! Não tens culpa nenhuma,eu sei que sabes que não, mas que o teu coração diz que sim, né? como eu sei o que isso é!
Mas vai correr tudo bem e vais ver que é uma coisinha sem importancia ;)
beijocas as princesas

Isabel disse...

as mães sentem-se sempre culpadas de alguma coisa, é um facto mas está mal, não pode ser minha linda!!!
Vai correr tudo bem, está a ser bem seguida e tudo se resolve!!!
um beijinho

A mamã da Beatriz... disse...

Vais ver que não é nada! É um despiste para terem a certeza que os olhinhos da Beatriz estão bem. A Beatriz fez despiste do estrabismo aos 13 meses. Perguntei à pediatra se deveria ir agora aos 3 ou 4, mas ela diz que não vê necessidade ainda... mas aos 5/6 tem de ir mesmo... Aqui em casa a toupeira sou eu (miopia e astigmatismo... não vejo a um palmo do nariz quase sem óculos, mas tenho um medo de fazero lasik que nem imaginas... pancas!)

**SOFIA** disse...

desculpa, mas realmente cheguei ao fim do post e a palavra CULPA acertou-me em cheio na tóla.

oh menina, não se sinta assim!! ai ai ai
vais ver que a coisa compõe-se****

cristina disse...

Não tens de sentir culpa! Aliás estás a fazer o que é preciso.
Vai correr bem.

Ana disse...

Não te sintas culpada! A Bia é uma menina lindíssima! E vais fazer tudo o que puderes para corrigir caso exista mesmo um problema. És uma mãe fantástica Marta, tudo o resto trata-se. Beijinho!

Unknown disse...

Nem penses nisso, nem culpa, nem problema! Vai tudo acabar bem

Madame Pirulitos disse...

Só para deixar um beijinho grande. As outras meninas já disseram tudo.
Já viste... culpa é o nosso nome do meio?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.