quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pediatra a 2 dias dos 12 meses

Grande parte da consulta foi a conversar sobre o problema diagnosticado ontem. Falamos do médico oftalmologista, o pediatra acredita que estamos em boas mãos mas compreende se quisermos uma segunda opinião. No entanto vai falar com ele para saber mais detalhes.

De resto, a Beatriz está óptima. Magricelas, como sempre, mas muito bem. 

Perguntei-lhe sobre o calçado a usar nesta fase. Ela ainda não anda, nem tenta dar passos mas põe-se em pé agarrada a tudo. Respondeu-me o mesmo de quando fiz a essa pergunta há 5 anos atrás. Não é preciso gastar pequenas fortunas em sapatos: "vá a uma sapataria, uma qualquer, escolha os mais bonitos!". Não precisam de ter reforços y nem palmilhas x, basta serem maleáveis e confortáveis. 

A propósito de uma dúvida que surgiu sobre a Prevenar 13 questionei-o sobre a necessidade de tomar a 4ª dose. Segundo sei, há pediatra(s) que a acham desnecessária. Ele não compreende essa recomendação e reiterou a sua opinião de que devem ser tomadas as 4 doses e em caso de crianças que tomaram a antiga Prevenar, como foi o caso da Nini, tomar ainda um reforço (extra) da Prevenar 13.

Voltamos a conversar sobre as férias. Não fez qualquer restrição nem sequer recomendação em especial. Vim com lista de medicamentos SOS a levar connosco. Uma dica: em vez de usarem repelente em creme, spray's e afins, tomem um complexo B - Becozyme, faz o mesmo efeito e toda a família pode tomar (e é bem melhor tomar um xarope do que espalhar cremes malcheirosos no corpo). 

Sobre o andar, sobre os dentes (que não nasceram, só tem dois), sobre a postura ao sentar de joelhos (depois de ter feito todos os testes está tudo bem, embora eu me tenha queixado que ela se senta de joelhos e põe as pernas para o lado)... "nada de preocupar, mãe! Dê-lhe o tempo que precisar."

9 comentários:

Isabel disse...

oh!! Ainda estás tristinha...

A Inês também só tem 2 dentinhos, não há meio de aparecer mais nenhum... :)
bjs na ponta do nariz

Anónimo disse...

Marta,
Meu pediatra tb foi a favor das 4 doses. E continua sendo. E a Clara tomou as 4 doses. Mas, na última, fez uma reação enorme. Febre alta de 3 em 3 horas, por 24 horas e muitas dores no local da picada. Ele explicou que as doses da vacina são calculadas em média, para o geral da população. O nº encontrado para a Prevenar foi de 4 doses. A Clara fez essa reação grande pq já estava imune. Era daquelas pessoas que não precisaria da 4ª dose. Mas, como nunca se sabe, o melhor é mesmo dar. Não podemos arriscar. Eu até pensei: quer dizer, a coistadinha ficou de rastos, eu paguei uma pipa de massa e ela não precisava dela? Mas, como saber antes de acontecer???
Já agora, outra coisa, na véspera de fazer 1 aninho, o pai deu conta do 1º (sim, do 1º) dente da Clara!!! Agora já tem 4 de fora e 2 a sair!
:)
Beijos e parabéns pelo 1º aniversário da linda princesa Bia!
Luciana

Mami ( Sónia ) disse...

Que pena que ainda estejas tristinha...mas vai passar vais ver!!!
ainda bem que esse médico é um descontraído :) assim sempre ficas mais relaxada não é verdade?
Beijinhos grandes

Marlene, Simão e Martim disse...

Eu "adoro" o nosso pediatra.
Faz-nos sentir mais seguras não achas?
E agora um pouco de ânimo sim. Que tal um sorriso?

Beijos nossos

Susana Happy Days disse...

Vês... tens uma Princesa cheia de saúde :D
Os olhinhos são apenas um precalço, e para o qual estão a tratar da melhor maneira!

Beijinhossssssss

prlinpinpin disse...

Que bom, a princesa toda 5 estrelas ;).
Em relação á prevenar 13, tanto a pediatra dos meninos como a pneumologista do David são da opinião que 3 bastam. E eu até agradeço pq sou um bocado paranoica com vacinas a mais ;)
beijinhos as 3 princesas

sof* disse...

alooo
sinceramente nem sei quantas prevenar ela levou :S sou mesmo uma nódoa. mas realmente lembro-me do pedi falar nessa "13". se calhar nao me lembro porque confio no nosso pediatra como confio na opinião do meu pai - o que ele nos diz é ouro.

curiosamente a minha sobrinha, que fez agora 3 anos tem o vício (porque parece quase que faz de propósito) de se sentar assim de joelhos e pernas para fora. Neste momento ela tem as pernas muito tortas e creio que na creche não lhe prestam a devida atenção e deixam-na estar assim. Os pais estão sempre a corrigir a sua postura, mas é sempre uma chatice... Se me permites a opinião, eu não descurava desse pormenor. Um ortopedista disse que as perninhas dela voltavam ao normal por si, mas se pudermos evitar essa tendência, talvez não fosse pior.

vá, ânimo ;)

sofia disse...

A I tb se "sentava" de joelhos
Passávamos o tempo a dizer que com ela eram só promessas! ;)
e para essa fase do começar a andar, por casa, andava descalça ou meias antiderrapantes
Tinha apenas um par de sapatos para irmos à rua
Beijinhos

Vida nova disse...

Eu sempre me sentei de joelhos e pernas para o lado, sempre! até hoje em dia é como me sinto melhor se tiver de me sentar no chão.Custa-me imenso cruzar as pernas no chão. A minha mãe preocupava-se mt com isso mas nunca conseguiu com que eu me sentasse de outra maneira. A única consequência que noto disso é que quando corro as pernas vão para o lado, ehehehe fica um bocado ridículo!

Bjs