quinta-feira, 2 de junho de 2011

Uso ou deito fora?

Tenho um protector solar, mineral 50+, aberto no verão passado. Foi comprado no final de Agosto, início de Setembro. Na embalagem diz que tem validade de 12 meses mas estou na dúvida se hei-de usar, eu não, elas. Custa-me deitar fora, está quase cheio mas tenho medo que já não esteja em condições e a protecção solar não seja eficaz.

Algum entendido na matéria por aí?

18 comentários:

Daniela disse...

estou na mesma situação!
ja experimentei em mim, estragado não está,agora nao sei é se a protecção é boa!!!

Sílvia disse...

Eu não estou a usar nada dos anos anteriores... pelo menos neles.
Por acaso não sobrou nada do ano passado, mas se tivesse sobrado usaria em mim e compraria um novo para eles.

A mamã da Beatriz... disse...

Eu julgo não haver problema nenhum se a embalagem estava fechada em ambiente normal (sem calores por perto)... Mas podfem utiliza-lo nos pais e compras um novo para as pequenas!

Maria João disse...

Segundo o que dizem os entendidos, perde mesmo validade após 12 meses. Mas se não queres deitar fora, usa-o como creme hidratante...Como é para um efeito tão importante eu não arriscaria!

Madame Pirulitos disse...

Ainda não fez os 12 meses. Já aconteceu cá por casa e eu usei. Agora tenho um na mesmíssima situação da tua e acho que vou usar.

Ana disse...

Eu mandei fora pelo sim pelo não, fiquei mais descansada. O meu era de agosto do ano passado, mas não arrisquei. O creme em si não "estraga" propriamente dito, a proteção é q pode não ser eficaz. Se não te fizer muita diferença mais vale comprares um novo talvez... Para usar em nós é horrível pq a proteção é mto alta e ficamos com uma máscara...eu não consigo pôr aquilo em mim!

**SOFIA** disse...

se achares que tem uma consistência diferente deita fora. se achares que cheira mal deita fora.
se te parece normal e de facto não passaram os 12 meses da tua abertura (estaria mesmo fechado?) então usa pelo menos até ao início de agosto.

era o que eu faria. :)

Marta disse...

Usa-lo nós também não pondero. Ainda por cima é dos minerais, aquilo fica tudo branco... e 50+?? o sol fugia :)
Ainda tem uns 3 meses de validade, por isso a minha dúvida, seria para usar agora em Junho.
Mas como já sei que vou ficar de pulga atrás da orelha (salvo seja), o mais certo é comprar outro.

disse...

dizem que se conservam um ano!!por isso eu usei nos meus filhos e em mim no ano passado o creme que tinha comprado no ano anterior e nao fizeram alergias,nem nos queimamos ao sol...

mamã do luisinho disse...

Martinha,
Uso sempre os protectores que ficam do ano anterior. No entanto, guardo a embalagem que fica em casa...a que vai para a praia e apanhou calor já não arrisco.Tenho feito sempre assim (sou muitoooo morena como sabes) comigo e com o Luisinho também. BNunca tive problemas.
Bjinhos

Cristina disse...

Cá em casa também aconteçe o mesmo que costumo fazer e já fiz em anos anteriores é que lhe compro sempre um novo para ela todos os anos e o do ano anterior uso em nós, pais.
Tenho verificado que efectivamente em nós nos proteje, por isso devem estar bons, mas assim fico mais descançada e ela usa sempre um novo!

Carina M disse...

Se tens a duvida compra outro.
Mas creio que dizem que se for em spray é que não convém usar mesmo.
Bjs

Márcia Leite disse...

Eu faço como a mamã do Luisinho, o que estraga qualquer creme é estar sujeito ao calor.

Como aqui só vou para a praia de manhã, ponho o creme em casa e nunca levo para a praia, ao fim de 2 horas estamos no carro de volta a casa.

A melhor protecção é não estar na praia nas horas de maior calor, usar t-Shirt (de preferência branca), chapéu e óculos de sol.

Mas, do pouco que te conheço, desconfio que vais mesmo comprar outro!

Bjs

Márcia Leite disse...

ah! e colocar o protector solar 30 min antes da exposição solar, o meu tempo de trajecto de casa à praia!

:)

Susana Happy Days disse...

Pois, eu não aconselho! O protector não nos protege apenas contra as queimaduras. Pior é o que o sol faz e nós não vê-mos!
Por conselho de dermatologista e da própria pediatra não usamos cá em casa protectores do ano anterior :(

cristina disse...

Eu não uso de anos anteriores...

Rita disse...

Imagina que compraste o protetor no final de um Janeiro/início de Fevereiro e em Novembro desse mesmo ano estava um sol fantástico e precisavas de o utilizar. Que farias? Ias comprar um novo? O espaço temporal desta situação para a tua é o mesmo, a diferença é que se trata do mesmo ano civil. E na tua situação ainda tem a vantagem do protetor que compraste ainda não ter passado por nenhum verão intenso. Se a validade é de 12 meses, não vejo porque não há-de estar em condições. Eu usaria.

Beijitos

Maria disse...

Aqui por estas bandas a mãe usa os do ano anterior e compra novos para eles... sinto-me mais segura assim.. até pode ser paranoia minha mas...
:)
Beijoquinhas