quarta-feira, 13 de julho de 2011

14 meses



A nossa bebé está crescida. Hoje faz 14 meses. 

Este mês há a registar que deixou de beber leite materno. Foram 13 meses muito bons, de grande cumplicidade (que continua, claro), de uma conquista que nunca pensei ser possível. Agora bebe o seu leitinho (de vaca - meio gordo biológico) no biberão e sem estranhar, bebe pelo menos 240 ml ao deitar e quase sempre outro a meio da noite.

As noites. Ai, as noites. Continuam atribuladas. Contam-se pelos dedos (de uma mão) as noites completas que ela dormiu estes 14 meses. Custa tanto, mas tanto.

Ainda não anda sozinha mas nota-se que já percebeu que é divertido andar a pé. Já se consegue levantar sozinha sem ser agarrada e fica imenso tempo em pé, a olhar para nós e, quando nos rimos, ela bate palmas.

Diz mamã, papá, olá, cacá (pato), não,  iau (gato), au (tudo que é animal). Isto é o que se percebe porque fala imenso, é muito expressiva, gesticula e tudo. Não diz Nini, mana ou Inês, o que deixa a mana muito triste. Ou então diz nós é que ainda não identificámos como o diz.

Adora a bola! Já lhe disse que não quero uma traidora que goste de futebol mas parece-me que o pai vai ter companhia nas sessões futebolísticas. Não sei como, onde aprendeu, se a pomos de pé à frente da bola, levanta o pé e chuta. Ficámos de queixo caído! Adora o panda e as suas músicas. Aliás, ela adora música no geral e abana-se que dá gosto ao som da mesma.

É uma gulosa que só visto. Atira-se a tudo que é comida. Já provou quase tudo. Come sempre um bocadinho da nossa comida, embora a sopa dela ainda leve carne ou peixe. 

O cabelinho dela tem crescido imenso. Está clarinho e acho que vai ser liso. Odeia cortar as unhas e tem sido tarefa cada vez mais difícil.

Continua a rejeitar chupeta (de vez em quando volto a tentar) e só o dedinho a acalma. Agora é dedinho na boca com o cabelo da mãe à mistura. E só adormece assim! Estou feita...

Faz muitas gracinhas lindas, faz-se entender perfeitamente (aponta para tudo o que quer), está a crescer...

10 comentários:

Alexandra disse...

Parabéns Bia!!

Marta G. disse...

Parabéns à mais pequenina da casa!!
Beijinhos

Marcela lusia disse...

parabéns a pequenina!
muita saúde e felicidades para vcs!
beijos
(virei mãe)
http://marcela-lusia.blogspot.com

Joana disse...

Parabéns Bia! Estás uma crescida! É bom que gostes de comer, mas também podias gostar de dormir para a mamã descansar... Beijo grande da tia

Unknown disse...

Muitos parabéns por mais um mês!

Mami ( Sónia ) disse...

e está a crescer tão bem e tão linda!!!

CATARINA disse...

GOSTAVA DE TER O CONTACTO DA LOJA ONDE COMPROU A BESAFE

Márcia Leite disse...

parabéns!

Su disse...

Que linda que ela está... Parabéns Marta :)

Tica disse...

que fofa!