quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ser mãe também doi

A adaptação da Inês à escola tem sido óptima. Nunca lhe custou ficar, nunca pediu para não ir, nunca se queixou. Mas, há sempre um mas... pede para vir almoçar a casa.

Combinamos que, para já, almoçava na escola duas vezes por semana, nos dias em que tem ballet e a vou buscar mais cedo. Concordou.

Num desses dias, veio o pai almoçar, passou pela escola e espreitou para o recreio. Viu-a sozinha. Estava cabisbaixa a andar de um lado para o outro a olhar para o chão. Chegou a casa tristíssimo e, claro, eu também fiquei. Custa mesmo muito imaginar os nossos filhos tristes, sozinhos.

Quando a fui buscar vinha alegre e bem disposta. Tentei perceber o que se tinha passado. Explicou-me que os amigos (da sala dela) estavam a brincar com uns mais crescidos (meninos que estão no 1.º ano mas que eram da sala, que agora é dela, no ano passado) e que ela não queria porque não os conhecia. Tentei não enfatizar muito aquela situação mas foi impossível esquecer.

Entretanto, disse-lhe que se quisesse podia levar um livro e se estivesse sozinha ia busca-lo para o tempo passar mais rápido. Isto acontece depois de almoço (entre as 13h e 14h), na hora de almoço da educadora e auxiliar e em que ela fica mais desamparada.

Ontem era dia de não almoçar mas levei-a um pouco antes das 14h e já com um livro de baixo do braço. Não resisti a ir espreitar. Fiquei feliz. Um grupo de meninas juntou-se logo a ela para verem o livro. 

Hoje foi dia de almoço na escola. Espero que esteja bem! Espero que esta angustia me passe...


15 comentários:

Velud'arte disse...

Imagino o teu aperto no coração...

Velud'arte disse...

Se eu já fico com um nó na garganta e o coração apertado quando vejo alguém que nem me diz respeito, triste... imagino quando ver a minha filha numa situação semelhante... Tenho que me preparar psicológicamente para o auge da felicidade, mas também do sofrimento :) Só já tenho 2 meses... ai ai

Sónia disse...

Imagino bem o que te custa. Espero que não volte a acontecer.
Beijinhos

Carina M disse...

Pois estamos sempre de coração apertado, mas creio que esses episodios possam acontecer agora, porque conforme o tempo passa ela vai fidelizando as amizades.
Bjs

**SOFIA** disse...

ohh até fiquei com o coração apertado, estas coisas da escola custam que se farta :(

a estratégia do livro foi excelente!

Ana disse...

:( oh. Espero que ela não fique mais assim. deve custar. Beijinho

Tica disse...

Acabaste por arranjar uma ideia altamente, que ao invés de protegê-la em casa, acabaste por ajudá-la na integração. Às vezes também é preciso imaginação!
Estes primeiros dias de escola é sempre assim. E ela ainda vai ter muitos pela frente, quanto mais confiante ficar agora melhor!

Isa disse...

De certeza que ficou bem! Tiveste uma óptima ideia!

mamã do luisinho disse...

Eu sei que custa...como custa. Ela ficará bem, tem calma. Bjinhos

Su disse...

Imagino a tua angústia Marta... mas deve ser um período de adaptação.
Beijinho

cristina disse...

Imagino dói se dói :(

Hoje vai correr bem;)

Isabel disse...

ai Marta, nem me digas nada... andamos aos altos e baixos...
parece que agora estamos a encarreirar...
Hoje o João estava animado mas vi outros meninos da sala dele a chorar e efiquei logo com um aperto... na quarta deixei-o assim e que diz passei... as minhas colegas dizem que vêm logo pela minha cara como é que ele ficou na escola...
enfim...
um beijinho para a Inês, foi só um mau dia, todos nós os temos...

Madame Pirulitos disse...

:)
Aos poucos a coisa dá-se.
Um beijo enorme para as duas.

A mamã da Beatriz... disse...

Parece-me bem a técnica do livro! Ela ainda se está integrar no fundo! É natural que ás vezes se sinta um bocadinho perdida. Vai correr bem.
Beijinhos

disse...

ao principio pode ser mais dificil,ela vai fazer novas amizades sem duvida.
no ano anterior tambem ia espreitar a matilde no recreio e muitas vezes andava sozinha de um lado para o outro,eu ficava desanimada e so me apetecia traze la para casa.este ano ja ela tem duas grandes amigas(da salinha dela do ano passado mas so este ano se "agarrou" a elas!!)