sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

6 anos

Sou mãe há 6 anos. Tenho uma filha de 6 anos. Já tenho uma filha com 6 anos. A Inês faz hoje 6 anos.

Isto requer alguma mentalização. 6 anos é um marco. É um ano de viragem. Vai entrar na escola de verdade, vai aprender a ler e escrever, vai fazendo cada vez mais parte do mundo dos adultos, vai entrando devagarinho, com novos desafios, responsabilidades, compromissos. 

Ela quer crescer depressa. Por ela fazia já mais dois ou três seguidos. Ser grande é o objectivo. Todos os dias lhe digo que é tão bom ser pequenina, é tão bom ter (agora) 6 anos. Mas claro que ela não acredita.

A minha Inês é uma menina crescida. Ajuda-me em algumas tarefas, ajuda a colocar a mesa, a tratar da irmã, faz pequenos recados, atende o telemóvel quando eu não posso. Já se veste e despe sozinha, já precisa de pouca ajuda no banho. Fala muito bem, praticamente já não se engana nos tempos verbais. De vez em quando lá sai um di, mas corrige imediatamente para dei. Já sabe o que quer e o que não quer. Oh, se sabe. 

Mas a minha Inês ainda é pequenina. Ainda precisa de muitos mimos e muito colo. Ainda pede para adormecer comigo. Ainda precisa de ajuda para acabar de comer. Ainda precisa do beijinho quando se magoa. 

Não tem, de momento, um herói, uma paixão. Tem uma actividade favorita: escrever, desenhar e pintar. Anda sempre de volta dos papéis. Gasta imenso papel. 

Tem uma relação com a irmã... de irmãs. Ora estão na maior, são as maiores amigas, riem como umas perdidas, fazem disparates juntas, correm uma atrás da outra, ora estão aos empurrões uma à outra, há choro e gritos e puxões de cabelo e mordidelas (da mais nova). Tudo normal portanto!

(Ainda) É muito melosa com a mãe e o pai. Gosta muito de mimo, de abraços, de atenção. É vaidosa. A cor favorita é rosa. Adora saias e vestidos, não gosta de calças nem golas altas. É muito calorenta (ou carolenta como ela ainda se engana de vez em quando). 

A minha Inês hoje está de parabéns! 6 anos!

17 comentários:

Alexandra disse...

Parabéns Nini!
Parabéns Marta!
Um dia muito feliz :)
Beijinhos da Tia Xana e das meninas Nini grande, Isabelinha e Alice

Su disse...

Parabéns Marta pelos 6 anos de maternidade fantásticos e parabéns Nini pela tua evolução... Um beijinho meu e do Salvador :)

Carina M disse...

Parabéns Nini, que tenhas um dia muito feliz.
Bjs

cristina disse...

Parabéns às 2! 1 dia muito Feliz:)
Beijo

**SOFIA** disse...

muito bonito! seis anos é realmente um marco, nós adultos temos bem a noção disso, é um ano em que tudo muda e aparece a responsabilidade pela primeira vez.
muitos parabéns a todos!!

célia disse...

Muitos parabéns à Nini pelos seus 6anos! E também à mamã. Que esses miminhos continuem por muitos e longos anos. Beijinhos

sofia disse...

Muitos parabéns!
Pelos 6 anos e pelo texto
Muitos parabéns a todos!

Ana Costa disse...

Parabéns linda! Que conte muitos com saúde e com muita brincadeira!

Beijocas

Isabel disse...

Parabéns querida Nini!!! Parabéns mamã!!!
6 anos é de facto um marco importante, uma ano de mudanças com a entrada na escola, a necessidade de mais afirmação, o ganhar de independência... Eles crescem e nós temos de lutar muito para nos ajustarmos, para crescermos também. Mas ao final do dia, continuam ainda a ser os nossos bebés, os beijinhos, os abracinhos, os carinhos são ainda imprescindíveis para eles e para nós e isso é bom, muito bom!!!!
Que tenham um dia muito feliz!!!!

Marta G. disse...

Parabéns Nini!!
Que tenhas um dia muito feliz, e que continues sempre com essa força, cheia alegria, e com esse sorriso lindo!
Parabéns aos Papás!
Um grande beijinho nosso,
Marta, Nuno e Francisco

Susana Happy Days disse...

Parabéns à Linda Princesinha Nini... que está a ficar mesmo grande :D
Uma dia SUPER FELIZ...
E claro, parabéns também aos Papas :D
Beijinhos nossos

batata-frita-mãe disse...

Que crescida! Parabéns!

4D disse...

Começamos por contar os meses, de 6 em 6 e quando deixamos de os contar fica um vazio. Eis senão quando o 6 está novamente de volta, em todo o seu esplendor e glória.

6 anos de um percurso maravilhoso. 6 anos de uma vida pequenina que se vai fazendo maior.

Parabéns à mãe que há 6 anos atrás passou a ser uma mãe e parabéns à Inês por estar a crescer tão bem.

Unknown disse...

6 anos é um marco, de facto, deve dar que pensar e que nostalgiar hehe

A Nini está de parabéns e a Marta também!

Sónia disse...

Muitos parabéns à Inês, chego atrasada mas vem do coração!
Está uma menina crescida e linda linda!!!
Que sejas sempre muito feliz princesa!

Mami disse...

Parabéns à Inês pelos 6 lindos aninhos e parabéns a ti Marta pelos 6 anos de maternidade, pela família linda que tens, pela "mãezona" que és! Muitas felicidades!!
Beijinhos :)

Daniela disse...

parabéns Nini ;) que sejas sempre assim esta menina linda,bem disposta sempre com um sorriso e malandreca!!! è tão bom vêr-te crescer!
Obrigada Marta por me deixares fazer parte deste "mundinho"
Beijo enorme nosso
6 anos ,meu deus!!