quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Revolução I

Sei que não resulta com todos/as ou em todas as casas mas, por cá, foi uma autêntica revolução: elaborar uma ementa semanal. Ok, posso estar a exagerar um bocadinho, mas é verdade que ajudou muito.

Agora ao fim de semana faço a ementa para a semana seguinte e, ao mesmo tempo, faço a lista de compras que vou precisar essa semana. Ao escolher a ementa tenho em conta o que tenho em casa. Tentamos ir fazer as compras um dos dias, ou vou na segunda feira. Não compro nada que não precise, cinjo-me à lista.

O drama das 19h desapareceu. Sei sempre o que vou fazer e ponho logo mãos à obra, não fico meia hora de volta do frigorífico e congelador. Temos conseguido jantar mais cedo e tudo. 

Claro que há sempre aqueles dias em que se salta um dos menus. Ou porque não nos apetece, ou porque vamos jantar a casa de alguém, ou vamos buscar comida fora, etc. Não é uma ditadura. Mas, ainda assim, vale a pena.

7 comentários:

sof* disse...

tenho outra amiga com quem isso também funcionou e já pensámos em implementar o esquema. de certa forma fazemo-lo mentalmente, mas a curto prazo, um dois dias, sobretudo ao fim-de-semana.
porreiro!

Su disse...

Boa ideia Marta :)

Acho que vou aderir. É uma ajuda a descomplicar o dia-a-dia.

Beijinho

cristina disse...

Boa ideia! Podias publicar 1 ementa:)))

Maria João disse...

Sabes que durante muito tempo tb fiz ementas quinzenais e funcionavam muito bem. Depois de nascer o Ben deixei de fazer não sei bem porquê. Vou retomar, sem dúvida. É uma ajuda tão grande. Tenho algumas publicadas se precisares de ideias. Podias tb partilhar as tuas connosco, pois mtas vezes as ideias vão-se e não sabemos o que cozinhar...Nós agradecemos:)

claudia disse...

eu faço!! :) acho q se poupa mais porque só se compra o essencial, e tempo então! é só chegar e executar tal como disseste!

Aline Brito Paiva disse...

Concordo com a Maria João!
se as publicasse ajudava as mães todas nessa tarefa :)

Alfacinha e companhia disse...

Eu faço, mas mensais e não entram os fins-de-semana (porque nunca sei onde vou estar).

Facilita imenso o dia-a-dia, as compras para a semana e variamos muito mais os pratos.

BJs.