sábado, 13 de outubro de 2012

Coisas de estudante

Tem dias em que fazer os trabalhos para casa (tpc's) é uma animação. Senta-se, cheia de entusiasmo, na sua secretária, fá-los com brio e interesse e em pouco tempo.

Depois há aqueles dias em que a coisa corre mesmo mal. Sem qualquer vontade, quase deita a cabeça em cima dos livros, o lápis escorrega-lhe da mão, deixa-se deslizar na cadeira, distrai-se com tudo. Preguiça pura. O resultado do trabalho não fica satisfatório, apago tudo e mando recomeçar. Muitas vezes até a choro temos direito.

Não percebo. Não consigo definir ainda o perfil dela como estudante. Tem as duas vertentes. Tanto é dedicada, como desinteressada. Eu bem tento motivá-la, fico junto dela, vou dando incentivo mas, nos dias maus, pouco resulta, é tudo tirado a ferros. O problema é que os tpc's têm que ser feitos todos os dias e não só nos dias em que lhe apetece.

Já deu para perceber que odeia repetições. Fazer linhas de letras é o pior que lhe podem pedir. Por isso tem preferido os exercícios de matemática.

4 comentários:

Mary disse...

Coitadinha, não é preguiça. É cansaço!
É normalissimo, depois de um dia de escola que criança tem vontade de fazer TPC? Mesmo que ás vezes se mostre aplicada a tendência é para na maioria dos dias não haver motivação ao final do dia. Nós também quando acabamos o trabalho queremos vir para casa, se nos derem mais trabalho, estamos motivados?Claro que não.
A professora dos meus diz que trabalhar é na escola, em casa é para brincar, e só manda TPC uma vez por semana (geralmente à quarta ou á sexta), depois, uma semana antes das fichas de avaliação manda todos os dias.
E eu agradeço-lhe este método porque sou totalmente contra sobrecarregar os miudos com TPC todos os dias.


Força e paciência...

aqui pelo campo... disse...

Ah, ah, ah...eles são mesmo assim...tenho uma cá em casa que "respira escola"....o mais novo, também é assim...não se consegue perceber...ora faz os TPC"s de livre e espontanea vontade, ou então é preciso quase um grua para o mover....(e uma boa dose de paciencia para a mãe)...
Bom fim de semana!

sofia disse...

Quem é que gosta de fazer linhas de letras???
Isso é coisa mais seca que pode haver!

Anónimo disse...

Mais uma vez subscrevo por completo:)

Patrícia