sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Horta ou jardim?

Actividade do dia - início à jardinagem (soa a nome de workshop). 

É uma novidade para todas, para elas e para mim que não percebo nada disto. Mas temos um terraço e é uma pena não termos qualquer natureza nele. Fui a um horto com a ideia de comprar umas plantas grandes que não dessem muito trabalho mas que se fizessem notar pelo verde. Mas com elas nunca se pode seguir um plano, o improviso acaba sempre por ganhar, arrastaram-me para os vasos de flores. Queriam trazer tudo (que fosse cor de rosa!), eu puxava para os verdes, elas puxavam para as cores.

Depois passamos pelas aromáticas e pequenos frutos. A Inês viu um vaso de tomate cereja e disse logo "eu quero este!", adora estes tomates e a ideia de ter "os dela" agradou-lhe! A Beatriz gostou de um vaso de piri-piri... pois, ele é giro, mas é de piri-piri. As flores não sei como se chamam, não reparei. Consegui convencê-las que no terraço ficava melhor umas flores amarelas ou laranjas. Na verdade eu também tive vontade de trazer muitas mais coisas mas tinha a mala do carro cheia com as tralhas da praia e tive de trazer um saco de terra que ocupou logo imenso.

Ficou a promessa de voltarmos. Parece que as sebes/arbustos inicialmente pensados vão ter de esperar. 


Mal chegamos metemos a mão à obra. Foi preciso tirar a terra velha dos vasos que tínhamos, lavá-los, enche-los da terra nova e colocar as plantas. Tudo sem arte mas com muita vontade. Depois regaram e contemplaram.

Hoje já me perguntaram se podíamos ir comprar mais plantas. A ideia de ter uma mini horta em vasos começa a agradar-me, tenho é medo de deixar morrer tudo. Tenho medo que não se dê por aqui com os ares do mar (o senhor do horto diz que não, que tudo se dá se for bem tratado, mas acho que ele nunca sentiu a nortada que às vezes - quase sempre - por aqui faz) e tenho medo do gato cá de casa que adora mastigar todos os vasos que tenho. Os vasos de interior morrem todos graças a ele... Acho que se ele se lembrar de morder um piri-piri pode ser que a mania lhe passe. Ontem decidi experimentar um e até vi estrelas!

Sem comentários: