quarta-feira, 29 de junho de 2011

Leitinho

Finalmente aceitou o biberão. Foram 13 meses sem os usar (só mesmo os pequeninos para a água), até pensei que já não ia acontecer.

Há alguns meses que noto que o meu leite não chega, não a satisfaz, mas nem assim ela aceitava beber outro leite. Fui compensando com papa ao pequeno almoço e ao lanche e, de vez em quando, antes de deitar.

Na semana passada acordou de noite a chorar bastante, mamou mas continuou irrequieta e a chorar (normalmente mamava e acabava por adormecer). Continuava a procurar mama mas depois não queria (ou não havia). Experimentei aquecer leite (de vaca) no biberão. Ela estranhou, ficou a olhar para ele como quem diz, mas isto não é água, mas acabou por ceder e bebeu 150ml de leite. Acalmou e adormeceu. Eu nem queria acreditar.

Nos dias seguintes fui tentando dar ao deitar, nem sempre quis. Mas se acordava durante a noite, bebia. Agora já vai aceitando quase sempre embora haja alturas em que prefere o da mamã. Tem bebido cerca de 200 ml, não sei se é muito ou pouco, é o que lhe apetece.

Penso que a amamentação estará a terminar. Confesso que é ideia que não me incomoda mesmo nada, já estou um pouco cansada. Aliás, todo o desenrolar da amamentação foi ditado por ela, nunca por mim (pelo menos a partir de certa altura). Nas fases mais criticas, com baixas de produção, bem tentei introduzir LA mas ela nunca aceitou e assim fomos superando essas fases. 

Coincidência ou não, anda numa fase de dependência crónica. Só quer colo da mãe. Não me pode ver afastar que começa a chorar. Passa os dias agarrada às minhas pernas.

Ah, quando bebe o leite pelo biberão ao deitar, dorme tão bem (neste caso, tão mal) como nos dias em que bebe leite materno. O mau dormir não é fome, é mesmo mau feitio.

7 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

Ao menos já vai aceitando o biberão, sempre te alivia mais um bocado.
Deixa lá a Sofia também sempre foi um mau feitio a dormir e não tem nada a ver com o que come ou deixa de comer....

Baunilha disse...

13 meses é mto bom! o meu primeiro mamou até aos 11 meses, depois acho q bebeu 2 ou 3 latas de leite de transição e passou logo para o leite de vaca!
Agora o miminho e o dormir mal não tem nada a ver... ela é mas é uma espertalhona! :) Bjs

**SOFIA** disse...

200ml parece-me adequado. por aqui é a quantidade que se bebe, cerca de 230ml.
a adaptação ao biberão pode as vezes ser uma dor de cabeça, mas nada que duas semanas não esteja resolvido ;)

you go girl!

Ana disse...

a Clara foi aos 12 meses, até lá como sabes era igual à Bia: biberão só para água. Se lhe sabia a leite cuspia. Comecei também a sentir que o meu leite a deixava com fome. E comecei a dar 30ml e fui aumentando progressivamente. Agora de manhã bebe 250ml, à tarde estou a tentar tirar a mama e antes de se deitar ainda dou, mas quero ver se tiro também. Por um lado é um laço lindo, mas por outro estou um pouco cansada como dizes...não é por mal. Espero que corra tudo bem com a Bia e com o novo leite! Beijinho

Susana disse...

Ela quer é miminho :D!!!

Joana disse...

13 meses a amamentar é óptimo, espero conseguir tanto como tu, só é pena ela não dormir melhor com o LA, era a minha grande esperança :(

Alexandra disse...

Gostei do mau feitio ;)
Bj