sábado, 28 de janeiro de 2012

28/366


Bolachas caseiras

Ultimamente tenho feito bolachas umas duas vezes por semana. Quero evitar que comam tantos produtos processados, cheios de açucares, corantes, conservantes e sabe-se lá mais o quê. Vou variando um pouco para não enjoarem, esta fornada foi simples mas também faço de canela e de chocolate, basta acrescentar à massa um desses ingredientes. A Nini, a maior resistente a esta minha resolução, já se rendeu e agora diz que adora as minhas bolachas, ajuda-me sempre a fazê-las.

É muito fácil. Para a quantidade de bolachas na imagem uso: 200g de farinha, 100g de açúcar, 100g de manteiga, 1 ovo e uma pitada de sal. Esta é a base, se quisermos acrescentamos uma colher de sopa de chocolate em pó ou canela. Estou para experimentar com amêndoa e pedacinhos de chocolate. Para ser mais rápido e sujar o menos possível, não estendemos a massa. Moldamos pequenas bolinhas e espalmamos com a palma das mãos, não ficam perfeitas, mas simplifica bastante (e não se suja a bancada, o rolo e as formas). Vão ao forno pouco tempo, uns 15 minutos, talvez, é estar atento e mal ganham uma ligeira cor, desligar.

3 comentários:

Fiona disse...

Também ando bastante tentada a começar a fazer bolachinhas em casa exactamente para evitar a ingestão de muitos alimentos processados. Mas penso sempre que dão muito trabalho...

cristina disse...

Mais uma para experimentar;)

Vida nova disse...

Tenho de experimentar! Tb ando a tentar fazer o máximo possível em casa. E muito mais saudável sem dúvida.