sexta-feira, 20 de julho de 2012

Manuais escolares

Expliquem-me lá tudo que há a saber sobre o tema.

A lista divulgada pela escola, que coincide com o que se pode consultar aqui, menciona os manuais, autores, editora e o preço. Quando consulto a lista a lista de manuais para fazer a encomenda (que pode ser feita online no continente, wookLeya, etc) aparecem, para além do manual de cada disciplina, cadernos de actividades, fichas, CD-Rom. Claro que o preço de cada manual triplica em relação à lista dos manuais adoptados pela escola. É suposto encomendar tudo? Estes extras são facultativos? E depois uns têm, outros não?

Para comprar os materiais necessários tenho que esperar pela reunião com a professora no início do ano lectivo? (E depois ir a correr comprar porque as aulas devem começar no dia seguinte?). 

Qual a melhor técnica e material para encadernar os manuais? 

Dicas para a escolha da mochila ideal?

Bem, isto são só dúvidas! 

12 comentários:

Anónimo disse...

Não te posso ajudar, porque na escola primária aqui da zona (Aveiro), se nós quiséssemos a escola encomendava porque tinham uma parceria qualquer com uma livraria, se não íamos á livraria da terra que tinha a lista dos manuais necessários de cada escola e fazíamos lá a encomenda sem stress absolutamente nenhum.

Quanto aos restantes materiais, aconselhava mesmo a esperar pela tal reunião com a professora porque normalmente entregam uma lista de materiais necessários e escusa de comprar coisas que não são necessárias.
Estou-me a basear em como são as coisas na minha zona, mas nem todas são iguais, de qualquer forma seria melhor tirar essas duvidas com a professora e/ou directora da escola.

Alfacinha e companhia disse...

Para os meus filhotes, a escola seleccionou uns livros que são "A Pasta Mágica". Estas pastas são constituídas pelos items que falaste e são todos utilizados nas aulas (com excepção dos CD's).

A lista dos materiais foi fornecida com a dos livros, para podermos ir comprando.

Relativamente a forrar os livros, costumo comprar um "KIT-Salva livros da AMI" (procura por este nome)que é muito prático.

Quanto à mochila, como os livros normalmente ficam na sala de aula e só vão para casa os que têm trabalhos para fazer, a mochila não é muito grande, mas o suficiente para o tamanho A4. Mas não sei se escola da Inês o procedimento é igual.

Acho que não me esqueci de nada e espero ter dado uma luzinha.

Bjs.

Alfacinha e companhia disse...

Afinal esqueci-me dum detalhe: as mochilas devem de ser daqueles de colocar aos ombros. As das rodinhas sempre ouvi dizer que fazem mal à coluna, além de que ocupam mais espaço.

Bjs.

Marta G. disse...

What?
As mochilas de rodinhas fazem mal à coluna?
Essa nunca ouvi.
As que se põem aos ombros, sim, porque o peso todo nas costas é prejucial para a estrutura de uma criança.
Beijos!

Gaiatas disse...

Em relação aos livros não te sei ajudar, tudo depende do que a professora quer fazer com os meninos..

Os materiais é melhor esperares pela lista, senão compramos sempre coisas a mais.. e normalmente dizem uma semana antes de começar a escolinha(pelo menos aqui é assim).

Por aqui, sou eu que forro os livros de uma menina, compro o papel e forro-os :) mas já há papelarias que fazem isso por um preço razoável.

As malas, por aqui começou-se por comprar das de pôr ao ombro, mas no ano seguinte ela quis com rodinhas, e já vai para o 3.º ano sempre com as malas das rodinhas, pois aqui não há o sistema dos livros ficarem na escola.. vem tudo para casa.

Beijoca *

sof* disse...

fiquei ansiosa só de ler!!! MEDO!!!

Alexandra disse...

Marta,
Sobre os livros não posso ajudar-te, pois encomendo online no site do colégio, graças a Deus! Não imaginava todas estas questões.
Vem tudo num saco prontinho com o nome dela.

Dos materiais, a lista da minha Nini já saiu e é diferente para cada ano. Deves falar primeiro com a professora. Por exemplo, no colégio da nini não usam cadernos, só capas A4 e folhas pautadas e quadriculadas. Nem sebentas há.
Eu imaginei que usassem cadernos A5... pois são tão pequeninos ainda.

Mochila: rodinhas definitivamente!
A Nini no 3º ano quis armar-se em crescida e escolheu uma de pôr ao ombro, que usou menos de 1 mês, pois não aguentava o peso... voltou a usar a do 2º ano de rodinhas!

Sobre encadernar, já tentei de tudo e posso dizer-te que estou PRO!
Anseio por esta parte o ano todo!!
Eu compro um plástico de encadernar na Stapples, sem ser autocolante. São uns rolinhos transparentes. É um plástico grossinho e resistente. Encaderna-se como se fosse com papel, mas fica transparente.
Também uso para encadernar os meus livros de cozinha. Também têm plástico destes com cor e a minha Nini gosta do rosa transparente.
A meio do ano se não aguentar, podemos encadernar de novo.
O plástico autocolante não resiste nos cantinhos, pelo menos com a minha filha e passado algum tempo estão uma vergonha.

Se precisares de encadernadora oficial, é só dizeres, já sabes!!
bjo

A mamã da Beatriz... disse...

sobre as mochilas (tb ja ouvi falar que as mochilas de rodas são piores para as costas das crianças, por incrivel... tb me da a sensação q as de alças devem ser piores...): http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/crianca/cuidados_a_ter_com_o_peso_das_mochilas_escolares

Qto ao forrar nos staples há capas para forrar/encadernar os livros http://www.staples.pt/Produtos/Kit_Salva_Livros_AMI

cristina disse...

Os livros encomendei com os respectivos de actividades. Sem CD (disseram-me que não seria útil, mas que se fosse preciso teria sempre para entrega).
A lista de materiais disseram-me que haveria uma reunião com Pais , espero que não seja a poucos dias do começo !
Quanto às mochilas também ouço dizer que as de rodinhas não são aconselháveis...

Isabel disse...

Antes de mais, há quanto tempo não vinha aqui falar-te...
A minha experiência o ano passado com o João foi:
1 - Livros:
comprar os livros mais os caderno de fichas ( a própria escola pedia), não comprar o cd porque apenas é usado na escola pela professor quando usam o quadro intercativo).Os livros não se encapam com papel autocolante transparente, por mais um euro, vêm metidos numa espécie de capas plásticas que se aguentam muito bem até ao fonal do ano;
2 - Material : no dia da apresentação foi-nos dada uma lista e depois lá fui comprar " a correr"...Este ano, como já é o segundo ano a lista já foi dada na reunião de avaliação;
3 - Dentro da mochila têm de caber os livros e os cadernos que são A4;
4 - Comprei uma lancheira à parte para os dois lanches: manhã e tarde.

Boas férias!!!!
:)

Rita disse...

Olá.

Na minha experiência com livros do 1º ano encomendei-os todos antes das férias, CD's incluídos. No final do ano letivo dei-me conta que os CD's nunca foram usados. Não vou voltar a comprá-los este ano. Julgo que a edição dos CD's deve ter sido na onda do 'Magalhães', que já não existe.

Mas a parte que mais me chamou a atenção ao ler todos estes comentários foi a parte de encapar os livros! Não encapei nenhum livro da minha filha e eles chegaram ao fim do ano direitinhos. Sinceramente, não vejo qualquer utilidade nem necessidade nisso, a não ser talvez o prazer de quem os encapa. :)

Bjs

Márcia Leite disse...

Eu comprei os livros directamente na livraria da editora. Disseram-me que não valia a pena comprar o CD.

Para o próprio vendedor da editora dizer que o CD não vale a pena, imagino a nula utilidade do mesmo!

Venderam-me os livros e os cadernos de fichas. Já vi que há uns cadernos de caligrafia, mais outro de exercicios de matemática...vou esperar pela reunião com o professor, mas confesso que estou com muita vontade de os comprar! Receio é que depois o miudo não tenha tempo para brincar...

Quanto à mochila o meu vai ter uma de rodinhas.

bjs